quarta-feira, 1 de julho de 2015

Carreira Profissional Ontem e Hoje - conheça algumas diferenças importantes

Carreira significa a trajetória profissional de uma pessoa. Refere-se a um ofício ou profissão que progride em etapas e em constante movimento.


Nos dias atuais o conceito de carreira envolve características bastante diferentes das encontradas há alguns anos, quando ainda não lidávamos com fatores como a globalização, os avanços tecnológicos, as constantes crises econômicas e  financeiras, entre outros. 

São várias as características que distinguem o conceito tradicional de carreira  e o contemporâneo. Destaco abaixo os quatro que considero fundamentais para uma maior compreensão e gestão da trajetória profissional de um indivíduo nos dias de hoje. 

Conceito Tradicional de Carreira 
 Conceito Atual de Carreira


Estabilidade (ou relativa estabilidade) 
no emprego.


Instabilidade.
Em geral, o principal projeto profissional de uma pessoa era aposentar-se na mesma empresa na qual iniciou sua carreira. 

Pessoas tendem a ser movidas pela busca de desafios e de realizações e podem passar por várias empresas ao longo de suas vidas profissionais.
Benefícios são direitos assegurados
Muitos benefícios devem ser negociados e podem ser vinculados a resultados (metas de performance e de produtividade). 

A carreira era da empresa, a qual permitia o acesso ao trabalho e gerenciava o desenvolvimento do funcionário. 
A carreira é do profissional, que deve assumir a responsabilidade pelo seu desenvolvimento e evolução, em parceria com a empresa. 

                                                                                                                                                 Fonte: Carrer Coaching/SBC

Inovação e Flexibilidade 

Além das características citadas acima, inovar e flexibilizar são atitudes que agregam valor ao profissional, nos dias atuais. Adaptar-se a diferentes situações, enxergar além do que está à sua frente e colaborar mesmo que a tarefa não seja sua, visando alcançar objetivos e resultados da equipe e da organização, são atitudes desejadas por diretores, chefes e líderes,  tanto na iniciativa privada quanto nas instituições públicas. Esse tipo de atitude ocorrerá mais facilmente, quanto mais identificado o profissional estiver com a sua ocupação, em outras palavras, quanto mais vocacionado ele for para a carreira que escolheu seguir.

Os especialistas em carreira são unânimes em dizer que o modelo de carreira tradicional tende a desaparecer, pois não está alinhado com as necessidades das empresas para sobreviverem e prosperarem no atual mundo dos negócios. Balassiano e colegas, 2004 diz: "Mesmo em grandes e tradicionais empresas, incluindo as do setor público, pouco a pouco, a mentalidade e as atitudes estão se reconfigurando ao novo conceito de carreira, em que a capacidade de inovar e flexibilizar são fatores-chave." 

Hoje, talvez mais do que em qualquer outra época de nossa história, faz sentido o que já dizia o Professor Frank Parsons, pioneiro em orientação vocacional, a respeito do engajamento das pessoas em suas escolhas vocacionais e carreiras profissionais:

"Se as pessoas se engajarem ativamente na escolha de suas vocações em vez de deixarem a busca ao sabor do acaso, elas ficarão mais satisfeitas com suas carreiras, os custos do empregador diminuirão e a eficácia dos funcionários aumentará."  (Frank Parsons)




                                                                 arcocoach@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário