segunda-feira, 6 de julho de 2015

Procrastinação - Experimente a Regra 2 minutos para Combater esse Hábito

A segunda-feira costuma ser aquele dia da semana em que revemos nossos planos, organizamos a agenda e nos comprometemos mais uma vez a realizar tarefas e alcançar objetivos.  

O planejamento fica lindo, mas nem sempre a execução acontece e mais uma vez nos vemos frustrados, desmotivados e duvidando da nossa capacidade de realizar. Já falamos sobre isso aqui no Blog, no texto "A Procrastinação Pode Ser Superada".

Hoje eu gostaria de falar especificamente sobre uma maneira aparentemente simples, mas bastante eficaz para tratar o hábito de procrastinar. Uma boa maneira de iniciar a semana combatendo a procrastinação é praticar a Regra 2 minutos de David Allen - criador do método GTD – Getting Things Done - "A arte de fazer acontecer”.

Tirar o indivíduo da inércia é o grande propósito da Regra 2 minutos. Veja como funciona: 

Parte 1- Se alguma tarefa demorar menos de dois minutos para ser concluída, faça-a imediatamente.
Adiamos muitas coisas que poderíamos fazer em dois minutos ou menos. Isso faz com que acumulemos tarefas simples, o que acaba por "drenar" nosso tempo e energia, sem necessidade. 

Por isso, a tarefa que leva menos de dois minutos para ser feita execute-a imediatamente, sem pestanejar. Por que gastar tempo e energia deixando-a para depois?

Parte 2- Para iniciar uma tarefa/atividade, você leva menos de dois minutos.
Obviamente não podemos executar todas as nossas tarefas em 2 minutos. Mas, o primeiro passo pode ser dado em 2 minutos ou menos. E esse é o princípio por trás dessa regra: vencer a inércia. 

A Regra 2 minutos pode parecer uma estratégia muito básica para grandes objetivos de vida, mas não é. Ela funciona para qualquer objetivo, pois nos ajudar a vencer algo inerente à natureza humana, o gosto pelo repouso, pela inércia ( “qualquer corpo permanece em repouso ou em movimento retilíneo uniforme a menos que alguma força seja aplicada sobre ele” - Isaac Newton). 

Portanto, sair da inércia é o grande desafio e a Regra 2 minutos ajuda a vencê-lo. Depois de inciado fica mais fácil, é isso o que diz essa Regra. 

Experimente:
- O que você precisa fazer que pode ser feito em dois minutos ou menos? 
(lavar a louça imediatamente após as refeições;colocar a roupa na máquina de lavar; tirar o lixo; enviar um e-mail; dar um telefonema...)
e/ou
- O que você gastará mais tempo, mas para ser iniciado você gasta apenas dois minutos ou menos? 
(planejar uma viagem; escrever um artigo/livro; visitar uma amigo; descer com o cachorro; organizar sua planilha orçamentária; estudar para uma prova; realizar atividade física,...)


Essa Regra não se refere aos resultados que você alcançará, mas sim ao processo de executar, de fazer o que precisa ser feito. 
O foco está em não procrastinar, mas sim em agir, em realizar, em fazer a sua parte, em não jogar o seu tempo no lixo.
Os resultados o tempo dirá, mas uma coisa é certa, se você não realizar não obterá resultado algum. 

                                                                  arcocoach@gmail.com

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Carreira Profissional Ontem e Hoje - conheça algumas diferenças importantes

Carreira significa a trajetória profissional de uma pessoa. Refere-se a um ofício ou profissão que progride em etapas e em constante movimento.


Nos dias atuais o conceito de carreira envolve características bastante diferentes das encontradas há alguns anos, quando ainda não lidávamos com fatores como a globalização, os avanços tecnológicos, as constantes crises econômicas e  financeiras, entre outros. 

São várias as características que distinguem o conceito tradicional de carreira  e o contemporâneo. Destaco abaixo os quatro que considero fundamentais para uma maior compreensão e gestão da trajetória profissional de um indivíduo nos dias de hoje. 

Conceito Tradicional de Carreira 
 Conceito Atual de Carreira


Estabilidade (ou relativa estabilidade) 
no emprego.


Instabilidade.
Em geral, o principal projeto profissional de uma pessoa era aposentar-se na mesma empresa na qual iniciou sua carreira. 

Pessoas tendem a ser movidas pela busca de desafios e de realizações e podem passar por várias empresas ao longo de suas vidas profissionais.
Benefícios são direitos assegurados
Muitos benefícios devem ser negociados e podem ser vinculados a resultados (metas de performance e de produtividade). 

A carreira era da empresa, a qual permitia o acesso ao trabalho e gerenciava o desenvolvimento do funcionário. 
A carreira é do profissional, que deve assumir a responsabilidade pelo seu desenvolvimento e evolução, em parceria com a empresa. 

                                                                                                                                                 Fonte: Carrer Coaching/SBC

Inovação e Flexibilidade 

Além das características citadas acima, inovar e flexibilizar são atitudes que agregam valor ao profissional, nos dias atuais. Adaptar-se a diferentes situações, enxergar além do que está à sua frente e colaborar mesmo que a tarefa não seja sua, visando alcançar objetivos e resultados da equipe e da organização, são atitudes desejadas por diretores, chefes e líderes,  tanto na iniciativa privada quanto nas instituições públicas. Esse tipo de atitude ocorrerá mais facilmente, quanto mais identificado o profissional estiver com a sua ocupação, em outras palavras, quanto mais vocacionado ele for para a carreira que escolheu seguir.

Os especialistas em carreira são unânimes em dizer que o modelo de carreira tradicional tende a desaparecer, pois não está alinhado com as necessidades das empresas para sobreviverem e prosperarem no atual mundo dos negócios. Balassiano e colegas, 2004 diz: "Mesmo em grandes e tradicionais empresas, incluindo as do setor público, pouco a pouco, a mentalidade e as atitudes estão se reconfigurando ao novo conceito de carreira, em que a capacidade de inovar e flexibilizar são fatores-chave." 

Hoje, talvez mais do que em qualquer outra época de nossa história, faz sentido o que já dizia o Professor Frank Parsons, pioneiro em orientação vocacional, a respeito do engajamento das pessoas em suas escolhas vocacionais e carreiras profissionais:

"Se as pessoas se engajarem ativamente na escolha de suas vocações em vez de deixarem a busca ao sabor do acaso, elas ficarão mais satisfeitas com suas carreiras, os custos do empregador diminuirão e a eficácia dos funcionários aumentará."  (Frank Parsons)




                                                                 arcocoach@gmail.com