terça-feira, 14 de abril de 2015

Performance Pessoal e Profissional (1) - Proatividade

Como obter resultados mais positivos e duradouros na vida?
Seja eficaz: desenvolva o hábito da Proatividade.  


A  Proatividade gera a chamada "força de vontade" para  dar o primeiro passo e enfrentar os desafios, sejam eles internos (psicológicos, emocionais) ou externos (clima, ambiente). 


Segundo Stephen Covey*, a Proatividade é o hábito nº 1 das pessoas altamente eficazes, tanto na vida pessoal, quanto na profissional. Para ele este hábito  pode ser desenvolvido e é pré-requisito para quem almeja uma vida mais satisfatória, com mais significado e propósito e com resultados positivos e duradouros.


Ser proativo é mais do que tomar a iniciativa para fazer algo ou para realizar pontualmente alguma tarefa. Ser proativo significa também ser responsável pela própria vida, agir a partir de decisões refletidas e tomadas de forma consciente, não a partir de condições externasComo seres humanos temos a capacidade e a liberdade de escolher que resposta daremos aos acontecimentos, aos eventos que ocorrem na nossa vida cotidiana.  A nossa resposta pode ser reativa ou proativa. 

Covey faz a distinção entre esses dois modelos de comportamento que adotamos e que acabam definindo a qualidade da vida que levamos:  

Comportamento Reativo:
Estímulo Resposta


Comportamento Proativo: 
Estímulo Resposta
Liberdade 
de Escolha

As pessoas reativas respondem ao estímulo e os seus comportamentos variam conforme as circunstâncias. Elas são afetadas, por exemplo, pelo meio ambiente. Se o tempo está bom, elas se sentem bem, caso contrário mudam a atitude e a performance. Já as pessoas proativas, carregam o tempo dentro de si. Faça sol ou faça chuva, não interessa, elas avançam, graças aos seus valores e princípios. Se um de seus valores é realizar um trabalho de qualidade, elas não dependem do tempo estar bom ou ruim, do chefe estar olhando ou não, e assim por diante.

As pessoas reativas são afetadas também pelo ambiente social, pelo “clima social.” Quando as pessoas as tratam bem, sentem-se bem. Quando ocorre o contrário elas assumem uma postura defensiva, protetora ou acusadora. Ou seja,  os reativos constroem a sua vida emocional em torno do comportamento dos outros, permitindo que a fraqueza alheia as controle.

Os proativos também sofrem influência dos estímulos externos, sejam estes sociais, físicos ou psicológicos. Porém, comportam-se de maneira diferente dos reativos, pois escolhem as suas respostas aos eventos baseadas naquilo em que acreditam, naquilo que são, em seus princípios e valores. Sabem que entre o estímulo e a resposta existe o nosso maior dom: a Liberdade de Escolha.  Sabem também que terão um desempenho mais eficaz observando  e analisando a si próprios, antes de responderem instintivamente. O comportamento proativo é capaz de responder de maneira consciente e responsável, mantendo assim uma performance pessoal e profissional mais eficazes, com níveis de satisfação mais elevados. O seu equilíbrio e satisfação não estão a mercê de terceiros ou situações

As pessoas proativas estão abertas à mudança. Elas assumem a responsabilidade sobre o seu autodesenvolvimento, sobre o seu crescimento pessoal e profissional. Sabem que para serem eficazes precisam do autoconhecimento, de se abrirem para as mudanças internas e a partir daí, conseguirem estabelecer relacionamentos harmoniosos e cooperativos, seja em família, entre amigos ou nos espaços de trabalho.

Reflita:
- Como vai o seu planejamento para 2015?  
- Você está caminhando em direção às metas que estabeleceu ou nem se lembra mais que metas foram essas ?  
- Você está sendo proativo, assumindo a responsabilidade  por fazer 'as coisas acontecerem' ou está sendo reativo, aguardando 'as coisas melhorarem'?

Lembre-se:  
A proatividade é um hábito que pode ser desenvolvido e nos levar a uma maior performance pessoal e profissional. 

- Você tem desenvolvido esse hábito?
- Como você tem se comportado, de maneira reativa ou proativa? 
- Que tipo de linguagem  você costuma usar? 

Veja o quadro abaixo e observe-se. 

Ouvindo nossa Linguagem:  
Linguagem Reativa
Linguagem Proativa
Não há nada que eu possa fazer                        Sou assim e pronto                                             
Ela me deixa louco                                              
Eles nunca vão aceitar isso                                Tenho de fazer isso                                            
Não posso                                                          
Eu preciso                                                          
Ah, se eu pudesse eu faria                                
Não posso fazer isso, não tenho tempo                           
Vamos procurar alternativas
Posso tomar outra atitude
Posso controlar meus sentimentos
Vou buscar uma apresentação eficaz
Preciso achar a resposta apropriada
Eu escolho
Eu prefiro
Eu vou fazer
Eu posso rever como estou usando o tempo

*Stephen Covey: autor americano, especialista em liderança e renomado consultor empresarial.



                                                          arcocoach@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário