terça-feira, 29 de setembro de 2015

O que é aposentadoria bem sucedida?

Navegando na vida depois dos 50, 60, 70 e mais... A aposentadoria dá espaço para aflorar a criatividade e, com dedicação, realizar atividades prazerosas e solidárias. Os vídeos abaixo trazem exemplos de pessoas que encontraram esse caminho e vivem o que podemos chamar de "aposentadoria bem-sucedia".
Casal aposentado abre as portas de sua casa e promovem cultura sustentável para crianças, jovens e adultos. 

Amigos bancários, aposentados, fazem brinquedos de madeira.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Fim do Abono de Permanência traz mudanças de planos para servidores públicos em fase de aposentadoria.

Como estão os seus planos para a aposentadoria?
 -:- Pretende sair assim que cumprir os requisitos legais para aposentar-se ou acha que ainda não é hora de parar? 
 -:- O Planejamento financeiro está na sua pauta, como um item importante para esse novo período da sua vida?  
 -:- O que muda nos seus planos com essa nova medida do Governo?
Milhares de servidores públicos que já se encontram em fase de pré-aposentadoria precisarão responder a essas e outras perguntas, a partir dessa novidade que é o fim do abono de permanência. 
A revisão dos planos, tanto no que se refere à hora de voltar para casa, quanto ao planejamento financeiro, certamente trouxe preocupações para muitos servidores e familiares. A aposentadoria, com seus diferentes desdobramentos, não diz respeito apenas ao aposentado, mas a todo o seu sistema familiar, pois a remuneração recebida pelo abono de permanência, que é o equivalente ao valor da contribuição previdenciária mensal do servidor, costuma fazer grande diferença no orçamento familiar. Além disso, tem a volta para casa e a nova dinâmica familiar que se estabelece, o que também requer planejamento e negociações. 
A hora requer muita reflexão, diálogo e planejamento, para que as decisões a serem tomadas não tragam ainda maior impacto para a vida do aposentado e familiares. 
Veja abaixo a nova medida do Governo de eliminar o abono de permanência para conter gastos. Isso pode afetar a sua vida financeira e as suas perspectivas de aposentadoria. 
"O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, anunciou que vai eliminar o chamado abono de permanência, que é um benefício remuneratório pago a servidores que já atingiram a idade para se aposentar, mas que permanecem na função. A extinção do benefício tem que ser feita por proposta de emenda à Constituição. “Vamos eliminar o abono de permanência. A previsão é que mais 123 mil servidores adquirirão nos próximos anos. No próximo ano, os gastos com o abono serão de R$ 1,2 bilhão de reais”, disse o ministro." (http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/09/veja-9-medidas-de-corte-de-gastos-anunciadas-pelo-governo.html)