sábado, 8 de agosto de 2015

5 maneiras de reagir – e sair por cima – caso seu pedido de aumento seja recusado

Ao longo dos anos tive a desconfortável tarefa de recusar pedidos de aumento de salário a vários funcionários. A maioria ficava amuada e sumia, mas alguns aproveitavam a experiência para refletir e reagir.  Eles não pensavam em si mesmos como fracassados e não deixavam que eu pensasse dessa forma.

1. Agradeça a seu chefe:
Sim, agradeça. Se não conseguiu o aumento que queria, há boas chances de não o ter merecido. Se você for como a maioria das pessoas, será bastante difícil.
Mas, se pensar objetivamente sobre seu desempenho, questionando-se: “Sempre cheguei cedo?”; “Trabalhei até mais tarde?” e “Fui ávido, cheio de energia e prestativo?” – você provavelmente enxergará seu desempenho real: menos que estelar.
Se agradecer seu chefe por fazê-lo enxergar a realidade, ele ficará surpreso e prestará mais atenção em você. Se, além de agradecer, prometer se esforçar mais, ele prestará mais atenção ainda.

2. Chegue mais cedo:
Não há nada mais impressionante que chegar antes do horário para mostrar que leva o trabalho a sério. Meia-hora é suficiente. Se possível, chegue antes de seu chefe. Chegue mais cedo e certifique-se que seu chefe saiba disso.

3. Trabalhe mais:
Não importa o quanto você se esforçou até agora, ainda não foi suficiente para estabelecê-lo como nº 1 do seu departamento. Chegar mais cedo e concentrar-se totalmente no trabalho demonstrará seu propósito.
Com o passar do tempo, as horas-extras e a energia que gasta no escritório resultarão em mais habilidade, mais conhecimento e – provavelmente – mais dinheiro.

4. Aperfeiçoe-se:
Aproveite cada oportunidade que tiver para aprender mais sobre seu trabalho. Faça todos os programas e cursos oferecidos pela empresa.
Se houver um curso interessante e a empresa não quiser pagar por ele, pague-o você mesmo. (E faça com que seu chefe fique sabendo disso).

5. Ajude seu chefe a planejar seu futuro:
Algumas semanas após a mudança de hábito no seu trabalho, marque uma reunião com seu chefe. Ele pode achar que você quer pedir um aumento mais uma vez. Assegure-o de que não é nada disso.
Quando conseguir falar a sós com ele, reforce sua gratidão pelo alerta, informe-o sobre as mudanças e progressos que fez e pergunte o que mais poderia fazer para melhorar. Não peça nada em troca. A satisfação no trabalho deve parecer seu único interesse.

Essa é uma abordagem radical. 95% das pessoas que lerem esse artigo nunca tentarão.
Talvez você seja a exceção. Se for, terá grandes resultados. Seu salário aumentará em seis meses ou menos – e continuará aumentando. Antes que perceba, estará em outro nível. Tão importante quanto o aumento de salário – talvez mais importante ainda – é que sua satisfação no trabalho disparará.
Você gostará mais do seu emprego porque será melhor nele – e todos a sua volta perceberão, inclusive seu chefe. 

                                                              Fonte: http://newsletter.empiricus.com.br/t/i-052F2FED20EC2416


arcocoach@gmail.com